Monday, May 14, 2007

OMNISCIÊNCIA, OMNIMPOTÊNCIA?

De entre os múltiplos atributos normalmente associados à divindade existem dois que desde sempre me despertaram particular interesse: a omnisciência e a omnipotência. Quando se diz que Deus tudo sabe e tudo pode, o que quer isso dizer concretamente? Que tem boa memória e se recorda de tudo o que é passado ou que sabe por antecipação tudo o que vai acontecer no futuro? Se assim for, que significado terá o livre arbitrio? Deus já sabia que eu ia escrever este texto antes de eu nascer, como posso eu ser julgado ou censurado por o fazer? Na verdade, o meu pecadilho é insignificante. Ele já sabia as consequências do nascimento de personagens tão sinistras e letais como Hitler, Mao e Estaline e ainda assim eles nasceram, cresceram e multiplicaram toda a espécie de pecados pelo planeta. Mesmo Judas ou Pôncio Pilatos tinham o destino traçado à partida e não poderiam deixar de fazer o que estava previsto. Se o fizessem, Ele saberia sempre por antecipação. E se é assim, porque se diz que o homem é livre de escolher o seu caminho? Se o que me acontecer ou eu fizer amanhã, para a semana ou daqui a um milhão de anos já for do conhecimento divino, não terei sido apenas um mero fantoche, mais um figurante nesta Divina Comédia? Por outro lado a omnipotência, a possibilidade de Deus fazer tudo o que lhe der na real gana, levanta questões ainda mais interessantes. Para começar, se Ele pode realmente fazer tudo, porque não criou um mundo melhor do que este, onde o ser humano fosse inevitavelmente compelido a praticar o bem e onde não existissem doenças, crimes, morte? Poderá Ele algum dia fazer , se assim o desejar, com que deixe de existir o universo tal como o conhecemos? Conseguirá extinguir o passado ou violar as leis da fisica? Aparentemente considera-se que sim, é nisso que se fundamenta a dimensão do sagrado, a experiência religiosa e o núcleo essencial da fé. Como se explicariam de outra forma os milagres? Só é pena que o poder divino que desce à terra para curar, para interceder, para ajudar, não o faça junto de quem morre à fome, de quem se atravessa à frente de um comboio ou de quem pisa uma mina e se desfaz aos bocados. Se Ele já sabia podia pelo menos avisar.

2 comments:

Jorge Machado said...

É interessante o paradoxo que você propõe. Entretanto, se há omnipotência e Deus pode mudar o que quiser na historia não significa que deva. Entende-se que para haver justiça deve haver livre-arbítrio, caso contrario seriamos bonecos de controle remoto. Nessa linha de raciocício, Deus tem Seu poder limitado, não porque não é omnipotente, mas sim porque Ele próprio escolheu dar o direito de escolha para o homem. Posto isso sobre a liberdade do homem, no caso da omnisciência, temos um Deus que sabe o que faremos, sim. Mas não pode dar um basta em nossas atitudes porque escolheu assim faze-lo.

Unknown said...

Sim mas as consequencias pelo erro de um atinge pessoas inocentes e mesmo Deus vendo isso nao faz nada,logo nao a por que chama lo de Deus